anel de noivado aliança casamento

Anel de noivado e Aliança de Casamento

O casamento envolve tradições e simbolismos, que vão desde o pedido de casamento à cerimônia e que variam culturalmente conforme o tempo e o espaço. Se você está neste momento do seu relacionamento, pronto para fazer o pedido, vamos te ajudar a entender as principais diferenças entre os anéis de noivado e as alianças de casamento.

O Pedido de Casamento

No Brasil, ainda é bastante comum o pedido ser feito já utilizando as futuras alianças de casamento, mas recentemente a busca por anéis de noivado tem crescido entre os casais brasileiros. A entrega do anel simboliza o comprometimento com a relação e o amor entre os noivos, além de anunciar o início do noivado, que compreende o período entre o pedido e a cerimônia de casamento.

Não existem regras rígidas quanto isso e é particularmente interessante quando o casal consegue assimilar suas próprias particularidades e nuances em todos os aspectos desta jornada, pois é isso que torna o pedido, o noivado e, em último caso, a cerimônia, ainda mais especiais para os noivos.

O Anel de Noivado

Um dos simbolismos que o anel de noivado carrega é o de anunciar ao mundo que a noiva está comprometida, por isso os anéis de noivado tendem a ter uma aparência mais extravagante, contendo diamantes ou pedras preciosas. O modelo mais procurado são os chamados anéis solitários, que são feitos de metais nobres como ouro ou platina e possuem apenas uma pedra central em destaque.

Após o pedido de casamento ser aceito, tradicionalmente, a noiva irá usar o seu anel no dedo anelar (quarto dedo) da mão esquerda, como símbolo deste compromisso, até a cerimônia de casamento, quando então haverá a troca das alianças.

A tradição dos anéis solitários é muito antiga e remonta aos tempos em que a mão da noiva era pedida ao seu pai e os anéis representavam a riqueza e poder que aquele noivo possuía perante a sociedade. Ainda que esse simbolismo pareça descabido no mundo atual, o uso dos solitários ainda é bastante recorrente entre muitos casais, sendo uma joia realmente deslumbrante.

As Alianças de Casamento

anel de noivado aliança casamento

Aliança de Casamento

Por sua vez, as alianças são trocadas após os votos feitos pelo casal durante a cerimônia e, tanto o noivo quanto a noiva a colocam em seu dedo anelar esquerdo. Geralmente, as alianças são escolhidas por ambos os noivos e devem refletir a personalidade e o gosto do casal.

As alianças costumam ser vendidas em pares e possuem aros mais simples, finos ou grossos, sendo geralmente feitas em ouro (dourado, branco ou rosé) ou platina, mas não costumam ter pedras. É possível encontrar alguns modelos com diamantes para as noivas, mas estes normalmente são pequenos e não apresentam o mesmo destaque projetado para fora do aro, como ocorre nos solitários.

As alianças são usadas pelos noivos também no dedo anelar da mão esquerda, sendo por isso bem comum o uso da denominação anel e aliança como se fossem sinônimos, ainda que não sejam.

O uso dos anéis de noivado e alianças

Como já falamos, tradicionalmente, tantos os anéis de noivado quanto as alianças são usadas no quarto dedo da mão esquerda, mas é bastante frequente encontrar, no Brasil, inúmeros casais que mantêm o anel de noivado na mão direita. Não existem regras rígidas ou mesmo um certo ou errado, mas é comum que o uso do anel na mão direita decorra da escolha do pedido de casamento.

Pedidos de casamento com alianças

Quando o pedido é feito com o par de alianças que será usado na cerimônia, ambos os noivos vão utilizá-las no anelar da mão direita ao longo de todo o noivado. Nesse caso, o casal pode optar por passar as mesmas alianças para a mão esquerda, após o casamento, ou ainda usar novas alianças, sejam elas inteiramente novas ou o mesmo par renovado por um joalheiro.

Pedidos de casamento com anel de noivado

Quando a escolha é por um anel de noivado como símbolo do pedido, geralmente não há um par, mas apenas um, para a noiva. Neste caso, ela vai usar este anel, durante o noivado, na mão esquerda enquanto o noivo não usará nada. Assim, para a cerimônia, o casal vai escolher um par de alianças sendo duas as possibilidades para seu uso pela noiva:

  • Manter o anel de noivado junto com a aliança na mão esquerda. Neste caso, antes da cerimônia, ela passa o anel de noivado para a mão direita para que o noivo coloque a aliança após a troca dos votos e depois recoloca o anel junto com a aliança.
  • Deixar o anel de noivado na mão direita enquanto a aliança permanece, como de costume, na mão esquerda.

Afinal, qual escolher?

É interessante destacar que essas escolhas devem ser feitas pelo casal e representam questões bastante pessoais. Ainda que a escolha do pedido feito diretamente com as alianças possa ser a opção mais econômica, encontramos anéis de noivado para todos os bolsos e gostos.

O mais importante em toda essa jornada é que se mantenha fiel às personalidades dos noivos, já que representa a confirmação das intenções de construir uma vida conjugal. Os anéis de noivado e as alianças de casamento vão sempre representar o compromisso dos noivos, sendo, portanto, um objeto simbólico carregado de promessas, expectativas e votos.