Existe um ditado popular que diz “gosto não se discute”. Realmente, pessoas são diferentes e, portanto, têm gostos diferentes. Em geral, nossos gostos e preferências estão relacionados a nossa personalidade, ou seja, o conjunto de características que nos individualiza como seres humanos.

Existem, no entanto, traços de personalidades semelhantes e é exatamente isso que nos aproxima ou nos afasta de outros indivíduos. Quando temos atributos parecidos, surgem as afinidades. Os tipos de personalidades podem se revelar de diversas formas e, hoje em dia, existem estudos que mostram como a nossa personalidade se manifesta desde os menores hábitos ou mesmo aspectos que julgamos ser inconscientes.

O significado por trás das nossas escolhas

Especialistas em comportamento apontam que a escolha do dedo no qual você usa seus anéis pode não ser tão aleatória como se imagina. Isto seria pois cada dedo estaria ligado a um conjunto de emoções e sentimentos diferente. Exatamente por isso que mantemos hábitos de usar nossos anéis sempre nos mesmos dedos.

Um outra interpretação diz ainda que essa sua escolha seria uma tentativa inconsciente de influenciar certas características da sua personalidade, como melhorar sua autoestima, habilidades comunicativas e tendências controladoras.

As diferenças entre as mãos ativa e passiva

Todos nós temos o que chamamos de mão ativa e passiva. A mão ativa é aquela na qual você possui uma maior habilidade e, normalmente, é a que utiliza para escrita e para trabalhos manuais mais detalhados. Para os destros, a mão ativa é a mão direita, enquanto que para os canhotos, é a mão esquerda.

Por sua vez, a mão passiva é a outra, que é mais desajeitada, podendo até ter força bruta, mas que possui pouca precisão e coordenação motora fina.

O significado do anel em cada dedo

Entendidas as diferenças das mãos, o uso de anéis em cada um dos dedos, seja na mão ativa ou passiva também terá significados diferentes:

  • Polegar

Usar um anel no polegar da sua mão ativa, de modo geral, é entendido como um indicativo de uma personalidade forte, com elevada capacidade de influenciar pessoas. Já os anéis no polegar da mão passiva podem revelar uma tendência a ser alguém submisso e que é liderado pelas vontades dos outros.

Este dedo também está frequentemente ligado a pessoas que buscam se afirmar e querem iniciar uma nova etapa da vida.

  • Dedo indicador

O dedo indicador está relacionado a autoestima e a capacidade de liderança. Assim, líderes natos normalmente usam anéis no dedo indicador de sua mão ativa ao passo que pessoas com baixa autoestima, em geral, tem o hábito de manter seus anéis na mão passiva.

São ainda pessoas que tendem a exercer um maior controle sobre os outros e se destacam como figuras ambiciosas que ocupam sempre o centro das atenções.

  • Dedo Médio

Tendo uma forte relação com nosso senso de responsabilidade e de valores, as pessoas que usam anel neste dedo, em sua mão ativa, costumam ser mais éticas e levam uma vida pautada na seriedade e na sensatez. Elas buscam realizações, muitas vezes se mostrando pessoas mais materialistas, que apreciam conforto e bens materiais.

Já as pessoas que usam anéis no dedo médio da mão passiva tendem a ser mais descuidadas e menos responsáveis, com uma forte tendência a atitudes impensadas.

  • Dedo Anelar

O dedo anelar está associado ao nosso lado emocional. Por isso, aqueles que gostam de anéis neste dedo, em sua mão ativa, são pessoas mais criativas, com uma enorme capacidade de ajudar o próximo e que demonstram grande empatia com os outros. Assim, seu uso na mão passiva evidencia um interesse em aguçar este lado criativo.

São pessoas que costumam priorizar a emoção à razão. É por esse motivo que usamos os anéis de noivado e de casamento neste dedo. O uso de anéis neste dedo por pessoas que não estão em um relacionamento está associado ao interesse em um novo relacionamento.

  • Dedo Mindinho

O dedo mínimo pode estar ligado a dois aspectos: a comunicação e inibição sexual. Alguns estudiosos afirmam que o uso de joias neste dedo, em qualquer uma das mãos, representa uma tentativa de controle da libido em pessoas que têm dificuldade de manifestar suas preferências sexuais, inclusive para seu parceiro.

Além disso, aquelas que usam em sua mão ativa, costumam ser pessoas que apresentam uma habilidade de comunicação nata, demonstrando grande facilidade na expressão de seus sentimentos e ideias e se fazendo ser compreendido com clareza pelos demais. Seu uso na mão passiva, por sua vez, indica alguém que é um bom ouvinte e com grande intuição

Há ainda aqueles que não gostam de usar anéis em nenhum hipótese. Nesse caso, os especialistas afirmam que estas são pessoas de espírito livre e que sentem uma enorme necessidade de viver a vida sem qualquer tipo de pressão. São pessoas impulsivas e que aproveitam cada momento e sentem nos anéis uma sensação de aprisionamento.

Por fim, você também já deve ter visto aquelas pessoas que gostam de usar anéis em todos, ou quase todos, os dedos, certo? Essas pessoas costumam ser extrovertidas, sendo o foco das atenções em um grupo.

E você gosta de usar anéis em quais dedos?

As pedras e os signos

Nós, brasileiros, somos um povo muito ligado em signos e astrologia. E, ainda que falemos dos astros sem dar muita importância, todos nós conhecemos um pouco sobre os signos dos nossos entes queridos mais próximos. Afinal de contas, quem nunca reconheceu de longe a personalidade forte de um ariano?

Os anéis e colares adornados com a pedras são comumente dados de presentes e, muitas vezes, escolhidos conforme a pedra do signo daquele que será presenteado. Você conhece a pedra do seu?

Áries –  Arianos são conhecidos pela garra, força e liderança. Pedras: Granada e Rubi.

Touro – Taurinos querem um amor duradouro, segurança e prosperidade. Pedras: Esmeralda e Safira.

Gêmeos – Geminianos têm um alto astral marcante e muito otimismo. Pedras: Citrino e Topázio.

Câncer – Cancerianos são pessoas muito ligadas à família. Pedras: Pedra da Lua e Pérola.

Leão – Leoninos transmitem alegria e são muito autoconfiantes. Pedras: Diamante e Topázio.

Virgem – Virginianos são perfeccionistas e preocupam-se com o bem estar. Pedras: Ônix e Turquesa.

Libra – Librianos estão sempre em busca de harmonia. Pedras: Água Marinha e Quartzo Rosa.

Escorpião – Escorpianos possuem uma força e um ar de mistério. Pedras: Granada e Hematita.

Sagitário – Sagitarianos são carismáticos e aventureiros. Pedras: Ametista e Sodalita.

Capricórnio – Capricornianos são ambiciosos, responsáveis e dedicados. Pedras: Quartzo e Ágata.

Aquário – Aquarianos são espíritos livres e vivem de acordo com seu próprio ritmo. Pedras: Turmalina Azul e Ametista.

Peixes – Piscianos são sensíveis e emotivos. Pedras: Turmalina Verde e Fluorita.

 

Se você tem uma pessoa próxima, que gosta de astrologia e gostaria de dar um presente com um significado diferente, que tal experimentar um anel com a pedra do seu signo?  Caso precise de uma ajuda com o tamanho peça, consulte nosso guia.

Você sabia que as pedras carregam significados com base na energia que contém? Existem várias formas de usar essa energia da natureza a nosso favor e potencializar características da nossa personalidade que precisamos fortalecer. Para isso, basta escolher a pedra certa quando for comprar a sua joia.