Relacionamentos nunca seguem um roteiro pré-definido e muitos casais costumam ter dificuldade em saber quando é o momento certo para dar um passo rumo a um compromisso maior, seja com um pedido de namoro, noivado ou casamento. A verdade é que não existe um momento “certo”, então como e quando dar um anel de noivado ou uma aliança de casamento?

Essa dúvida é muito mais frequente do que as pessoas imaginam, mas em geral guardamos nossas incertezas para nós mesmos ou compartilhamos apenas com os amigos e familiares mais próximos ao pedirmos conselhos sobre o que fazer.

Esperamos que com esse artigo, você consiga encontrar sozinho as respostas que busca para essa pergunta, que sabemos que pode ser tão cruel. É interessante notar que o nosso objetivo não é definir uma forma ou um momento correto, mas oferecer algumas dicas para que você mesmo possa chegar a uma conclusão que seja perfeita para o seu relacionamento, já que cada casal é perfeito exatamente pelas suas próprias particularidades, que é os tornam únicos.

Como saber se este é o momento de oferecer um anel de noivado?

Como já falamos, todo casal vivencia seu relacionamento de formas distintas e possuem também trajetórias distintas. Para alguns, bastam poucos meses ou dias para saber que quer passar o resto da sua vida com aquela outra pessoa, enquanto que para outros, é necessário um tempo bem maior.

Em resumo, podemos afirmar que você conseguirá saber, dentro de você, se este é o momento para pedir seu parceiro em casamento, mas existem alguns sinais de que esse momento pode estar próximo:

  • Um relacionamento estável e baseado no amor;
  • Existência de conversas e planos para o futuro que estejam em sintonia;
  • Opiniões parecidas sobre o rumo do relacionamento.

É inevitável que um casal faça planos e converse sobre seu futuro e estes planos podem variar desde a escolha do que vão jantar, a uma viagem juntos daqui a alguns meses, a ideia de morarem juntos ou mesmo sobre um futuro casamento e filhos.

Quando se está em um relacionamento, nem sempre o casal estará em plena sintonia no que diz respeito a todos os seus planos, porém, quando há diálogo e amor na relação, é sempre possível perceber que vocês conseguem descobrir o que é o melhor para vocês em conjunto. Este é um aspecto típico de um casal que está caminhando em sintonia, rumo à um futuro compartilhado e à formação de uma família.

Um detalhe interessante é que o casal, ainda que mantenha uma sólida parceria, deve manter sua individualidade, sem que um dos lados se anule em detrimento do outro. De forma que um bom sinal de que o relacionamento está pronto para receber um upgrade é perceber que as conversas sobre os planos que vocês fazem, individualmente, está em harmonia com os planos que fazem enquanto casal.

Sinais de que talvez não seja a hora de propor um noivado

Da mesma forma, existem alguns sinais que devem te chamar a atenção de que talvez seu relacionamento esteja passando por um período onde um pedido de noivado pode piorar as coisas. Não raro encontramos noivos que recorrem ao casamento por imposições sociais ou familiares.

Um casamento representa a partilha de uma vida com o outro e deve trazer felicidade e equilíbrio para o lar deste casal. No entanto, quando um casamento se dá por motivos alheios a vontade dos noivos, esta união tende a não trazer a felicidade que cada um de vocês merece ter em suas vidas.

Assim, evite decisões prematuras e não se precipite para um noivado que talvez você não esteja pronto ou deseje ou mesmo com alguém que você não ama verdadeiramente. Infelizmente, ainda vemos casamentos que surgem em razão de uma gravidez não planejada ou frutos de uma pressão social traduzida na ideia de que “chegou a hora de casar porque todos os meus amigos estão casando”.

Dividir a sua vida com alguém deve ser uma escolha, jamais uma imposição. A vida conjugal, mesmo quando há amor, passa por momentos de dificuldade e enfrentá-los ao lado de alguém que não está, de verdade, ao seu lado pode ser mais doloroso do que fazê-lo sozinho.

Mas se você está consciente de que esse é o momento, como fazer o pedido?

Quando você sente que está preparado e que esse é o momento perfeito, em geral, existem dois caminhos para o pedido:

  • Durante uma conversa, onde o assunto do casamento surge naturalmente e o casal percebe que essa é a vontade de ambos; ou
  • Um dos noivos decide fazer uma proposta, muitas vezes planejada e surpresa.

Quando o assunto surge naturalmente e o casal percebe que está de comum acordo, é impossível determinar ou planejar quando ou como isso se dará. Como já pontuamos, esse momento não tem como ser preparado, ele simplesmente acontece. Diante dessa decisão, os noivos costumam anunciar sua decisão e trocar anéis de noivado, que podem ser escolhidos por um ou por ambos.

No entanto, quando um dos noivos decide fazer a proposta, é comum que ele a faça já com um anel de noivado.

Como já explicamos, existem diferenças entre anéis de noivado e alianças de casamento e a sua escolha no momento de pedir a mão da sua amada em casamento pode ser feita com ambos os tipos de anéis.

Noivado: uma nova etapa que se inicia

noivado casamento

Pedido de Casamento

O pedido de noivado é um marco na vida de um casal e um evento que será lembrado ao longo de toda a vida de vocês, não importando se o pedido foi uma superprodução ou não, será sempre um momento pelo qual o casal certamente terá muito apreço por trazer um simbolismo especial.

Para este momento ser mágico, não há nada mais importante do que ser realmente fiel ao estilo do casal. Em geral, se a noiva é tímida, fazer um pedido grandioso, na frente de amigos, ou mesmo de um público, pode não ser bem recebido. Por outro lado, tenha certeza que o conhecimento que você tem do seu parceiro é o seu melhor aliado para planejar esse momento.

Uma outra dica interessante é também se permitir ser espontâneo, ainda que você recorra a um planejamento mínimo quanto ao dia e ao local do pedido. Esteja atento aos imprevistos e seja sensível. Caso algo fuja do planejado, você sempre pode improvisar para contornar a situação. Existem noivos que acabam tentando planejar tanto que praticamente decoram um discurso, quando o mais belo é deixar o seu coração falar por você.

Não tenha medo de planejar e até mesmo pedir ajuda a amigos mais próximos ou mesmo familiares, mas apenas quando você tenha certeza de que sua noiva não vai se importar de outros saberem das suas intenções antes do grande momento.

Nossa dica mais valiosa é: seja sempre você mesmo! Afinal, foi por você que ela se apaixonou. Quando o amor é sincero, nada poderá impedi-los de ter uma vida maravilhosa juntos!