Para muitas mulheres, o casamento é uma data que começa a ser planejada ainda quando crianças. Quem nunca se emocionou ao ver uma noiva entrar na igreja? Ou mesmo quando os noivos lêem seus votos? Mas muitos se questionam como fazer o casamentos dos seus sonhos se tornarem realidade e é isso que vamos tentar te ajudar com esse post.

Uma dica importante se vocês já estão noivos e quer começar os preparativos para o grande dia é de não se esquecer de aproveitar o período de noivado. Curta o momento, compartilhe com os amigos. Não fique apenas pensando na festa de casamento e esqueça que o presente também deve ser aproveitado.

Nem sempre ter todos os detalhes da sua cerimônia planejados na sua cabeça há anos é o melhor caminho. É preciso flexibilidade na hora de fazer as escolhas já que a igreja ou o salão podem já estar ocupados na data escolhida, você pode ter problemas com o tempo e, inclusive, você deve considerar a questão financeira!

Ter ou não uma cerimonialista

Você começar decidindo entre dois caminhos: contratar ou não uma cerimonialista. Muitos casais acreditam que a opção de contratá-la significa delegar escolhas sobre seu casamento a um terceiro, mas isso não é verdade. A cerimonialista é a pessoa que vai te guiar ao longo desta trajetória e te ajudar a realizar o dia que vocês sempre sonharam. Existem algumas vantagens na contratação, como:

  • É alguém que conhece diversos fornecedores e tem acesso mais fácil a eles;
  • Tem como única tarefa resolver cada decisão necessária para o grande dia;
  • Já passou por vários casamentos e sabe quais são os momentos certos para escolher e contratar cada fornecedor;
  • Se você não tem definido tudo que você deseja, é uma pessoa que possui um bom senso deste universo de casamentos.

Enfatizamos que esta escolha é totalmente pessoal e existem noivas que preparam tudo, inclusive montam os arranjos de flores e enfeites da festa. Tudo dependerá do casal e do quanto estão dispostos a cuidar de todos os detalhes.

Por onde começar?

O primeiro passo após a decisão do casal de se casar é a escolha da data. Alguns casais têm um dia específico, que carrega um significado para o casal, e que, portanto, não abrem mão. Se este é o seu caso, o ideal é não perder tempo e já definir onde será a cerimônia e a festa para fazer a reserva da data. Não raro, as principais casas de festas e igrejas já têm datas bloqueadas com 2 ou 3 anos de antecedência.

Importante: A maioria das igrejas e salões de festa exigem o pagamento de parte do valor do aluguel já no ato da assinatura do contrato.

Reservado o local, você não deve demorar muito para escolher o buffet. Alguns salões de casamento já tem seus próprios buffets e você não tem como optar por um diferente. Nesse caso, você terá certeza de que o buffet também estará livre na data, mas se não for, busque logo o buffet para garantir que aquele escolhido terá a sua data disponível.

Para a escolha do buffet, não deixe de fazer quantas degustações precisar para tomar a decisão com convicção. Nesse momento, se você já escolheu suas madrinhas e padrinhos, peça ajuda! Esse período de provas de doces e salgados pode ser estressante, mantenha um controle do que você gostou e ouça a opinião de quem te acompanhar.

Decidindo a lista de convidados

Fazer uma lista de convidados nunca é tarefa fácil. Com grande frequência vemos casais que se sentem obrigados a chamar pessoas que não são nem tão próximas em decorrência de uma pressão da família dos noivos, pessoas do trabalho ou de outros círculos de amizade específicos.

Nesse momento, o ideal é fazer uma primeira versão da lista sem cortes. Inclua todos os nomes que vocês acharem que devem chamar para ter uma ideia da dimensão da festa. Você precisará ter essa noção para a contratação final do buffet, do salão e da igreja, caso opte pelo casamento religioso.

Dica: a maioria dos buffets recomendam a reserva do espaço considerando cerca de 20% de ausência dos convidados. Caso faça o casamento em outra cidade ou em local distante e de difícil acesso, esse número costuma ser ainda maior.

Veja com o buffet até que data você pode informar o número final de convidados. Como as festas de casamento começam a ser preparadas com meses, até anos, de antecedência, é muito comum outras pessoas entrarem ou mesmo saírem da vida do casal. Nesse caso, reavalie a lista alguns meses antes e decida quem são os convidados finais para encomendar os convites.

Detalhe: Em geral, os padrinhos recebem convites exclusivos e presentes. Deixe a sua criatividade solta, busque inspirações na internet e escolha algo que tenha significado para vocês.

Preparando a festa

Faltando pelo menos 8 meses para o casamento, chegou a hora de escolher a música da festa. Seja ela comandada por um DJ, uma banda ou até mesmo uma escola de samba, você tem que garantir a animação da festa. Busque recomendações e pesquise, o mercado é muito variado e você tem que escolher profissionais que saibam animar a sua festa e contribuir para uma noite memorável.

Outra escolha que você deve fazer nesse momento é buscar um fotógrafo para cuidar do registro desse dia. Em geral, os profissionais especializados em casamento já tem um olhar diferente. É possível notar olhando seus álbuns e vendo a sensibilidade que costumam ter com as noivas.

Sobre a decoração, você deve considerar a escolha das flores (tanto do salão quanto da igreja), iluminação, decoração com mesas, cadeiras, toalhas, o arranjo das mesas… Enfim, são tantos detalhes que é bom você manter um planejamento detalhado, especialmente se você optar por cuidar de todos os detalhes sozinha, sem uma cerimonialista.

Os trajes dos noivos

O momento certo de buscar o vestido de noiva depende de como ele será. Se você pretende alugar o vestido, é possível deixar 6 meses para procurar aquele que você deseja e ter tempo hábil de realizar pequenos ajustes. No entanto, se você quer encomendar a peça a uma costureira, é bom não perder tempo. Existem vestidos que demandam um tempo muito grande em função da delicadeza do trabalho de costura e dos tecidos.

Considere que, normalmente, o traje masculino é sempre mais rápido e mais fácil de encontrar e de ajustar. Então, na dúvida, decida a roupa da noiva primeiro. Evite dores de cabeça com atrasos na entrega das roupas e se antecipe, não custa nada!

Um detalhe importante é, cuidado com mudanças bruscas de peso, seja para mais ou para menos. Quem trabalha neste meio de casamentos já viu de tudo e sabe o quão estressante podem ser esses meses antes da cerimônia. Todo esse estresse pode ser o gatilho para um ganho ou uma perda de peso de uma hora para outra. A noiva, principalmente, deve ter muito cuidado. A partir de um determinado momento, qualquer alteração brusca de peso pode inviabilizar o uso do vestido, que já está ajustado conforme um corpo.

Últimos detalhes

Mais próximo do grande dia, você pode buscar lembrancinhas, bem casados e doces diferentes. É importante agendar reuniões com os fornecedores mais perto e acompanhar a previsão de tempo, principalmente no caso de casamentos ao ar livre. Por via das dúvidas, contrate alguma cobertura e tenha sempre esse plano B. Outra coisa comum é o aluguel de geradores para garantir que a festa permaneça de pé, ainda que o local esteja sem luz.

Esse dia é especial para vocês. Não deixe que ninguém dite como serão cada detalhe da sua festa. Escolha, repense e volte atrás, se for possível. Experimente e sempre busque recomendações. O mercado de casamento é gigantesco e, obviamente, também conta com a sua cota de pessoas desonestas. Tenha cuidado e sabedoria na hora de fechar os contratos e sempre saiba o que pode acontecer no caso de um descumprimento.

Se você está com o casamento marcado, continue acompanhando nossos posts. Ainda vamos lançar posts mais detalhes e até mesmo um checklist com o passo a passo para o sucesso matrimonial.