As compras pela internet crescem a cada dia, em todo mundo. Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano, já podemos comprar praticamente qualquer produto em sites ou lojas online, mas ainda é preciso cuidado, especialmente no caso de artigos de luxo como a compra de joias na internet.

As entregas cada vez mais rápidas, a evolução nos certificados de segurança para as transações e as múltiplas formas de pagamento aceitas, faz com que esse tipo de comércio esteja recebendo cada vez mais adeptos todos os dias. É possível encontrar empresas totalmente online, que não possuem lojas físicas e que já nasceram dentro de um contexto 100% digital.

Cuidados ao comprar joias pela internet

Quando falamos do mercado de artigos de luxos, é preciso ter uma cautela ainda maior em função dos altos preços destes produtos. Assim, especificamente tratando de joias, como anéis de noivado ou alianças de casamento, ainda que existam inúmeros sites no mercado, você deve tomar alguns cuidados no momento de efetivar sua compra:

  • Verifique se o site é sério e confiável
  • Confira a política de trocas e devoluções
  • Confirme a segurança das formas de pagamento
  • Saiba mais sobre as opções de frete e garantia

Com algumas pequenas atitudes antes de efetuar a compra da sua joia, você poderá evitar muitas dores de cabeça e eventuais prejuízos. Essas dicas não valem apenas para o mercado de joias e, inclusive, podem ser utilizadas ao adquirir qualquer mercadoria ou serviço, porém produtos mais caros devem ter os cuidados redobrados.

Certifique-se de estar em um site sério

Com a proliferação de sites e a facilidade com que se é possível criar uma pequena loja online, estamos mais vulneráveis a todo tipo de fraude na internet. Com frequência, encontramos sites que existem com o único propósito de roubar seus dados bancários ou de cartão de crédito, outros anunciam vendas de produtos sem que exista estoque ou, quando existem, são de má qualidade e falsificados.

Alguns sites são mais bem sucedidos do que outros em mascarar seu aspecto fraudulento, mas existem algumas formas de assegurar que você está comprando sua aliança de casamento em um site sério e confiável.

A primeira delas é a marca ser conhecida. É claro que é possível que grandes joalherias apresentem problemas durante a venda de seus produtos, mas certamente isto é mais difícil. Além disso, qualquer problema que o consumidor tenha, ainda que seja um fruto de um acaso, será mais facilmente resolvido quando estiver lidando com uma marca de renome.

Isto não significa que as marcas menores sejam contraindicadas, mas é importante verificar se ela preza pela transparência e facilita a comunicação com cliente. A loja possui informações de contato bem definidas na área do “Fale conosco”? Coloca o endereço de sua sede, ainda que não exista uma loja física propriamente dita, disponibiliza telefones, e-mail e CNPJ? Como é o seu canal de atendimento ao cliente?

Um outro aspecto fundamental diz respeito à forma como a loja exibe seus produtos. Não raro encontramos lojas com descrições superficiais das mercadorias e o cliente é levado a crer, pelas fotos, que está comprando uma coisa, quando é surpreendido por outra em sua casa. Então verifique se o vendedor disponibiliza fotos, descrições e características realmente completas de cada item anunciado.

Conheça a política de trocas e devoluções

Outro aspecto importante é a existência de uma política de trocas e de devolução clara, definida e simples. Por lei, as lojas no Brasil devem garantir um período de 7 dias no qual o cliente pode manifestar seu direito de arrependimento e solicitar a devolução do produto mediante reembolso da quantia paga.

Esta previsão do Código de Defesa do Consumidor, ainda que não esteja expressa no site, não pode ser afastada por vontade da loja, sendo este um direito garantido ao consumidor. Nem sempre essa informação está clara, mas muitas lojas mantém a boa prática de informar ao seu cliente deste direito que lhe serve, o que certamente deve ser visto, sob a ótica da transparência, como um ponto que demonstra credibilidade do fornecedor.

Sobre a política de trocas, cada loja normalmente estabelece a sua, sendo um ato discricionário do lojista a elaboração de tais regras no caso da troca por mero ato de vontade. Porém, ela é obrigatória caso seja em decorrência de defeitos. De qualquer forma, todas essas informações devem estar disponíveis ao cliente de forma clara. Caso não estejam, isto pode não ser um bom sinal.

Importante: o direito de arrependimento previsto na legislação brasileira não se aplica para compras em sites estrangeiros.

Formas de pagamento seguras

Hoje em dia, a maioria dos sites sérios oferece transações seguras no momento de realização do pagamento. Essa proteção extra pode ocorrer de duas formas:

  • Uso de sites como Paypal, Pagseguro, Mercado Pago – Esses sites são responsáveis pelo processamento do pagamento, com uso de cartão de crédito, débito ou transferência bancária. Esse mecanismo garante que a loja não terá acesso aos seus dados bancários, mas apenas a empresa que faz o processamento e que é especializada no tratamento desses dados de forma segura.  
  • Adoção de certificados de segurança adicionais – Quando o pagamento é processado pelo próprio site, geralmente, as empresas disponibilizam camadas extras de segurança com criptografia para dificultar o roubo dos seus dados por hackers e malwares. Para saber se existe, verifique a menção, no rodapé da página, a certificação SSL ao lado de um cadeado.

Confira as opções de frete e garantia

Um último aspecto importante diz respeito às opções de envio. Normalmente, quando compramos mercadorias para entrega em domicílio, prestamos atenção nas opções de envio apenas quanto ao prazo de entrega. No caso de mercadorias de alto valor, é interessante redobrar os cuidados e optar por formas que garantam a integridade do item.

Opções de frete por transportadoras, com registro, rastreio online e em tempo real são sempre as mais indicadas. O que deve observar é que itens comuns como eletrodomésticos e livros, caso sejam extraviados ou danificados, podem ser substituídos facilmente por um novo produto idêntico. Por outro lado, joias exclusivas não têm a mesma facilidade. Portanto, a existência de um seguro também é uma

Sabemos que acidentes acontecem, então é sempre interessante ver quais são as políticas de garantia e exigir o certificado de autenticidade da peça. Joias de ouro, prata ou com pedras preciosas devem estar acompanhadas deste documento, que é essencial para o atendimento ao cliente em caso de danos ao produto.

Visto tudo isso, e os benefícios?

O mercado de joias na internet é vasto e cheio de opções, Não raro, você encontrará peças a um preço melhor do que nas lojas. Isso não significa, necessariamente, que o produto seja de má qualidade.

O que se deve considerar são os seus custos de produção, que são realmente mais baixos, pois não há necessidade de despesas com aluguel, manutenção do espaço físico da loja e contratação de vendedores para atendimento. Exatamente por isso, encontramos joalherias que possuem lojas físicas oferecendo promoções exclusivamente para as compras no site.

Além disso, as lojas online não possuem horário de funcionamento nem tem uma limitação de estoque físico, sendo possível ao consumidor efetuar a sua compra em qualquer momento do dia e estando em qualquer lugar do mundo. Essa facilidade torna possível a venda a qualquer consumidor interessado e te deixa mais perto de encontrar o anel de noivado ou a aliança de casamento dos seus sonhos.