Uma aliança de casamento representa o símbolo da união de um casal. Este pequeno objeto carrega um enorme simbolismo e é natural que muitos casais desejem encontrar a joia perfeita para representar seu amor. Com a facilidade dos mecanismos de busca da internet, uma questão que surge é se o casal deve comprar sua aliança pela internet ou em uma loja física.

O simbolismo da aliança de casamento

Quando um casal decide que chegou a hora de se casar significa que estão preparados para assumir mais um compromisso no relacionamento. Um dos primeiros passos dado é o pedido de casamento. Culturalmente, ao pedir alguém em casamento, o noivo entrega um anel de noivado ou mesmo a futura aliança de casamento. 

É claro que existem casais que chegam a realização de que é o momento para dar um passo adiante, em conjunto, durante uma conversa, mas nem todos são assim. Muitas vezes, uma das pessoas já está com essa ideia e se antecipa buscando uma aliança.

A aliança, portanto, representa o compromisso de um casal e é adotado desde os tempos do antigo Império Romano e Egípcio. O formato circular das alianças simboliza a união, já que os círculos sempre foram associados a ideia de infinito e de plenitude, pois não possuem nem um início e nem um fim.

O mercado de alianças

Atualmente, o mercado de alianças e anéis de noivado oferece uma enorme variedade de produtos, de todos os gostos e valores. Você pode escolher desde uma aliança simples e sem nenhum detalhe até uma joia extravagante cravejada de pedras preciosas, mas o importante é que ela carregue o compromisso da relação do casal que está unindo.

Portanto, na hora de escolher um par de alianças, é importante primeiro definir qual será o orçamento que você dispõe para a joia. A definição de um valor máximo é importante para evitar que o casal já extrapole seu orçamento logo em sua primeira compra, pois o planejamento de um casamento é marcado por sucessivos gastos. 

Se você se mantiver sempre dentro dos valores que estabeleceu para cada etapa deste longo planejamento, você evitará uma terrível dor de cabeça e, é claro, terá uma experiência muito mais alegre nesta jornada.

Cuidados antes de comprar suas alianças

Independente da sua opção de compra ser em uma joalheira ou em uma loja online, o primeiro cuidado que você ter é com a medição do tamanho do dedo da sua noiva. Nesse aspecto, ir a uma joalheira levando um anel que você sabe que sua companheira usa no dedo anelar pode ser a forma mais simples de descobrir qual medida você deve comprar, mas não é a única. 

Existem várias maneiras de medir o tamanho de uma aliança e muitas mulheres sabem qual é o seu tamanho. Você pode inclusive, casualmente, descobrir perguntando, sem que ela perceba quais são seus planos.

Ainda que você saiba o tamanho certo, é sempre fundamental perguntar sobre duas coisas:

  1. a política de troca e devolução
  2. como a loja lida com a necessidade de ajustes

No caso da troca ou da devolução, podem ser necessárias caso a noiva não goste da aliança ou queira trocar por outra que tenha mais a ver com ela. Já os ajustes são bem comuns com clientes no ramo de casamento, sejam eles ajustes de tamanho ou personalização de modelos, com adição de pedras, gravação do nome dos noivos e da data da cerimônia.

É interessante que você faça uma pesquisa preliminar para ter uma noção de modelos disponíveis e seus valores. Você encontrará uma variedade tão grande de alianças de ouro, de prata e outros modelos com e sem pedras, que sair sem uma ideia definida do que está procurando pode se tornar um trabalho ardo.

Comprando sua aliança em uma joalheria

As primeiras joias datam da pré-história, ainda que sua matéria-prima fosse as pedras e os ossos, muito diferente dos materiais que usamos hoje. As joias feitas a partir do ouro surgem com os romanos e, com o passar dos séculos, surgem as primeiras joalherias até chegarmos ao que encontramos hoje: um mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos.

É claro que, diante desse histórico, existem joalherias consagradas mundialmente ou mesmo em determinada cidade ou região. Esta tradição, tanto na criação quanto do comércio de joias, como alianças e anéis de noivado, tem um peso muito grande quando o consumidor decide adquirir um peça em uma loja física.

A compra de uma aliança em uma loja física tem inúmeras vantagens e, até hoje, é a preferência da maioria dos casais que estão buscando uma aliança de casamento. Entre as principais vantagens estão:

  • Possibilidade de ver a joia ao vivo e experimentá-la no dedo;
  • Joalherias consagradas podem oferecer uma maior sensação de segurança na compra para consumidor;
  • A depender da necessidade ou não de ajustes, você já sai com a joia na hora.

Por outro lado, existem também algumas limitações e desvantagens como: 

  • Quantidade limitada de modelos disponíveis no estoque;
  • Possibilidade de preços mais altos, em decorrência do elevado gasto de manutenção de uma loja física;
  • Em algumas cidades, sair de uma joalheria com uma sacola pode ser perigoso e chamar atenção para a sua compra.

Existem lojas físicas em todo o país, para todos os gostos e bolsos. Além das joalherias, você ainda pode buscar um ourives para produzir a sua aliança do zero, seguindo o design que você tem em mente. Mas uma outra opção que se apresenta é a opção de compra em lojas online, um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos.

E as lojas online?

loja online

As lojas online oferecem uma opção confortável e fácil para aquisição da sua aliança de casamento, mas é fundamental que você saiba de antemão qual tamanho do aro comprar. A maioria das lojas oferecem uma tabela de medidas e as indicações sobre como medir, então mesmo que você já saiba o número do anel, confirme se o tamanho corresponde ao que deseja na loja que escolheu para compra.

Entre as principais vantagens das compras online estão:

  • Facilidade e rapidez na compra;
  • Uma infinidade de modelos e tamanhos em estoque;
  • Segurança nas transações e transporte da joia, que você recebe em casa;
  • Preços mais baixos e joalheiros artesanais que ainda não dispõe dos recursos para abrir uma loja física.

A principal desvantagem é o risco que você corre de receber uma aliança que, ao vivo, não é como você imaginava ou ainda que você acha que não ficou bem ao provar. Por isso, para qualquer compra online, você deve sempre se informar como funciona a troca dos produtos. 

Além disso, não se esqueça, o Código do Consumidor (artigo 49) garante a possibilidade de devolução do produto comprado pela internet em até 7 dias do recebimento. Por isso, se você gostou de alguma peça e não conhece a loja online, busque recomendações e verifique sua reputação no Reclame Aqui, um site que tenta servir como intermediador para os problemas entre consumidores e lojistas.

E afinal, qual é a melhor opção?

A opção de comprar uma aliança de casamento em uma loja online ou em uma joalheria é totalmente pessoal. Existem muitas pessoas que compram absolutamente tudo que precisam online, dada a rapidez e o baixo custo das entregas. Por outro lado, existem aqueles que até hoje não se sentem seguros para realizar qualquer transação online.

O mais importante ao decidir o local da compra da sua aliança é escolher aquele que você se sentirá melhor e onde você encontra o modelo que melhor representa o casal. Ambas as opções oferecem algum risco, especialmente quando falamos de uma loja menor, então sempre opte por lojas com alguma referência e boa reputação. 

Até hoje, a maioria dos casais ainda optam pela compra em uma joalheira em uma loja física, já que a possibilidade de ver a joia ao vivo e experimentá-la é uma grande vantagem. Ainda assim, a aquisição de joias como alianças e anéis de noivado em lojas online já é uma realidade que aos poucos ganha mais adeptos.

Todo casal merece encontrar a aliança dos seus sonhos! 

Boas compras!