Para muitos casais, o noivado é apenas o período de tempo compreendido entre o pedido da mão da noiva e a realização da cerimônia de casamento. Mas você já se questionou o motivo de um período de noivado que antecede a união de um casal? 

É claro que não existe nenhuma regra rígida sobre como deva ser um noivado, mas, tradicionalmente, ele tem sim um significado. Vamos descobrir?

O noivado

Historicamente, o noivado era o período durante o qual as famílias procediam às tratativas que envolviam o casamento entre os noivos. Ele surge ainda durante a idade média, época em que a família do noivo deveria desembolsar uma quantia, chamada dote, a ser entregue à família da noiva na ocasião do casamento. Todas as negociações entre as duas famílias envolvendo o valor do dote e os preparativos para a festa eram resolvidos durante este período, que tinha uma duração exata de um ano.

Com o passar dos anos, as tradições foram, aos poucos, mudando o significado do noivado. Hoje, ele é visto por muitos casais apenas como o período de transição entre o namoro e o casamento. Na verdade, é interessante notar que o início de um noivado significa que a relação entre o casal amadureceu e que ambos estão dispostos a assumir um compromisso maior e mais duradouro que é materializado na entrega da aliança de compromisso.

O noivado é, portanto, o indicativo de que as intenções do casal são de se unir com o objetivo de constituir uma família. Trata-se de um momento perfeito para o casal se conhecer melhor, compartilhando o dia a dia, especialmente quando, ao longo do namoro, ainda moravam em casas separadas.

Normalmente, os casais que até então viviam em casas separadas, buscam uma moradia comum durante o noivado. É certo que a convivência diária nos faz conhecer muito mais uma pessoa do que os anos de relacionamento e o noivado. Então, para esses casais, o noivado cumpre essa função.

Por outro lado, para os casais que já vivem juntos, em geral, não existem muitas mudanças práticas, pois já compartilham as contas da casa, a rotina e conhecem as manias uns dos outros. 

O mais interessante dessa convivência diária dentro de um mesmo lar não é apenas conhecer o outro, mas aprender a conviver juntos, gradualmente. Em um casamento, é preciso saber respeitar as particularidades do outro, assim como é importante saber mostrar as suas sem invadir o espaço alheio.

Portanto, a convivência que, em geral, é proporcionada pelo início de um noivado é incrivelmente benéfica para ambos, pois:

  • Dá mais independência aos casais que viviam até então na casa dos pais;
  • Ensina a respeitar as diferenças em prol de uma relação saudável;
  • Ensina a privilegiar o diálogo e mostra a importância da comunicação dentro de uma relação conjugal;
  • Força o casal avaliar seus objetivos comuns e individuais enquanto casal;

Festa de noivado

brinde

Após o pedido de casamento, o costume é de anunciar o futuro casamento para os familiares e amigos mais próximos do casal. Assim, o noivado costuma ser celebrado, ainda que de maneira mais simples que o casamento, seja com um jantar ou com uma pequena festa para as pessoas mais próximas. Comemorar o noivado com algum evento é algo muito particular e vai depender de fatores como possibilidades financeiras e personalidade do casal. Se você está buscando ideias, sugerimos:

  1. Jantar na casa dos noivos ou da família – Para os casais com o orçamento mais apertado, essa opção é excelente pois não há gastos com aluguel de espaço e a comida pode ser feita em casa. A única limitação é a quantidade de pessoas convidadas, mas se você quiser algo apenas para as pessoas mais próximas, essa pode ser a solução ideal. 

Caso queira economizar ainda mais sem deixar a data passar em branco, você pode oferecer um lanche informal, também em casa. O importante é estar a vontade e comemorar a ocasião com aqueles que são importantes para vocês!

  1. Almoço ou jantar em restaurante – Existem restaurantes com áreas separadas que você reservar para receber alguns convidados. Você ainda pode verificar se o local aceita que você leve um bolo e doces. Geralmente, esta opção é um pouco mais onerosa já que os restaurantes têm um preço mais alto do que uma refeição em casa, então pode não ser a melhor opção para os casais com um orçamento menor.
  2. Churrasco – Como estamos no Brasil e o churrasco é uma ocasião que agrega quase qualquer grupo, uma opção interessante para quem dispõe de um espaço legal é oferecer um churrasco. Você pode contratar um churrasqueiro ou você mesmo assumir o comando da festa.
  3. Festa em salão e buffet – Pouco usual entre os brasileiros, essa opção é apenas para quem está disposto a desembolsar uma quantia significativa em uma festa de noivado. Nesse caso, a festa é bem parecida com as festas de casamento e o céu é o limite! 

O casal que opta por uma comemoração, normalmente oferece apenas para a família e os amigos mais próximos do casal. Como falamos, não existem regras ou mesmo expectativas sobre como deve ser feito, a ideia é celebrar essa ocasião tão alegre junto com as pessoas que fazem parte da vida dos noivos. 

Ainda durante o período de noivado, geralmente, temos a tradição de oferecer uma festa animada e descontraída conhecida como Chá de Panela, que hoje já tem outras variações  como Chá Bar e Chá de Lingerie.

Chá de panela

O chá de panela é uma festa, normalmente oferecida pela noiva, onde os convidados comparecem para celebrar o casamento que está chegando e presenteiam o casal com itens domésticos que o casal precisa para seu novo lar. É uma ocasião super descontraída, onde as madrinhas costumam organizar brincadeiras com os noivos e os convidados participam de todos os momentos.

Geralmente, o chá de panela é realizado em salões de festa no condomínio ou mesmo na casa dos noivos e de familiares e você pode servir comidinhas como mesa de frios, salgadinhos, sanduíches ou até um buffet simples.

Chá bar

Existe ainda a opção de oferecer um Chá Bar. Esta festa, que gostou muitos casais e está super na moda, é uma variação do Chá de Panela, já que os noivos também recebem presentinhos que são úteis e compõem a casa dos noivos. 

Você pode escolher Chás temáticos, como de festa junina, de praia ou seguir uma linha sem um tema definido, o importante é a disposição dos noivos para aproveitarem o momento para se divertir com seus convidados. 

Chá de lingerie

Uma outra opção, que normalmente é oferecida pela noiva, é o chá de Lingerie. Nele, são convidadas apenas as amigas mais próximas da noiva e os presentes são todos lingeries para a noiva levar em sua lua de mel. É uma noite descontraída que a noiva tem com as amigas e pode aproveitar para relaxar e esquecer as preocupações que normalmente existem nos últimos dias antes do casamento.

Normalmente, o chá de lingerie é organizado com a ajuda das madrinhas, mas o que importa é o clima leve e casual para criar um ambiente divertido. 

Como fica claro, o período do noivado é uma época que pode ser muito corrida com todos os compromissos que o casal tem com o casamento se aproximando e é maravilhoso poder compartilhar alguns momentos casuais com os amigos. 

Aproveite esses dias e comemore o futuro de vocês!