Aliança em ouro amarelo

Conhecido desde a Antiguidade, o ouro é um dos metais mais nobres. Utilizado de forma generalizada em várias áreas como a joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor, o ouro é símbolo de pureza, valor, realeza e ostentação.

Na Idade Média, o principal objetivo dos alquimistas era obter uma pedra filosofal. Com ela, o alquimista podia transmutar qualquer « metal inferior » como o chumbo em « metal precioso » como o ouro ou a prata.

Se o preço do ouro puro tem aumentado cada vez mais, nossa necessidade para o ouro, ela não diminui. Uma aliança em ouro é um presente indispensável para marcar os eventos importantes em nossa vida: um aniversário, um diploma, um compromisso, noivado, um casamento, um nascimento… O ouro, símbolo de eternidade, está profundamente enraizado na nossa cultura da prenda excepcional.

Sua aparência

O ouro amarelo é uma liga de ouro que inclui normalmente 75 % de ouro, 12,5 % de prata e 12,5 % de cobre. Visualmente, não há diferença significativa com o ouro branco.

O ouro amarelo 18 kilates (k) pode ser mais brilhante do que o ouro 9 kilates (k). De fato, a liga de ouro 18k contém mais ouro puro, fonte de brilho dourado. O resultado final é portanto mais brilhante.

Sua dureza

Em termos de dureza, o ouro puro é um metal macio, a liga 9k contém menos, é portanto mais duro do que o 18k. Devemos a este respeito ter cuidado e evitar o uso de alianças 9k e 18k uma ao lado da outra em diferentes dedos porque a aliança 9k pode riscar mais facilmente uma aliança 18k. No entanto, é possível usá-las no mesmo dedo.

Quem diz mais duro, também implica quebrar-se mais facilmente. Sujeito a pressões e choques repetidos, o ouro amarelo 18k pode ser mais resistente do que o ouro amarelo 9k.

Sua durabilidade

No que diz respeito à durabilidade, o ouro amarelo 9k é mais sensível aos produtos químicos e à transpiração do que o ouro 18k. Pode oxidar com o tempo, devido à presença de cobre e prata em sua liga. Para garantir longevidade para uma aliança 9k, vale melhor removê-la para preservá-la do contato com produtos químicos e transpiração (prático do esporte por exemplo).