Como cuidar da sua aliança

Para conservar sua aliança no seu estado inicial:

  • Use uma flanela seca, nunca produtos de limpeza ou abrasivos.
  • Retire-a antes de entrar no banho, lavar as mãos ou realizar tarefas domésticas.
  • Não aplique cremes e perfumes antes de colocar a aliança.
  • Guarde-a individualmente para evitar atrito.

Sempre que necessário, limpe sua aliança utilizando sabão neutro e água, enxaguando bem e secando com uma flanela limpa. Este procedimento remove a gordura natural deixada pelo dedo que traz a aliança, além de retirar outras impurezas que poderiam danificá-la.

Mesmos as alianças em ouro maciço, apresentam riscos depois de uso prolongado. Mas como são maciças, um simples polimento devolve à aliança as condições originais.

Evite raspar a aliança em superfícies ásperas, esbarrar em paredes, bordas de piscina, ou usar sua aliança quando estiver em contato com material abrasivo como areia ou terra. Não convém, por exemplo, usar sua aliança quando for para a areia ou fazer jardinagem.

Sua aliança poderá se deformar caso não receba os cuidados necessários. A manutenção é bastante importante.

Ao levantar objetos pesados retire a aliança, pois ela poderá ser esmagada e estragada.

Com o decorrer do tempo, as alianças podem sofrer alterações na cor. Este fenômeno chamado de oxidação causa o escurecimento da aliança. A oxidação é um processo normal e não quer dizer qualidade ruim. No entanto, podem ocorrer processos de alteração mais acentuados capazes de produzir um escurecimento excessivo, manchar as alianças, ou mesmo fazer com que fiquem vermelhas.

Evite o contato da sua aliança com produtos químicos. Mesmo ao fazer a limpeza da casa, você utiliza produtos químicos que podem danificar sua aliança. Os cosméticos também são produtos químicos que podem causar alterações, por isto ao fazer tratamentos de pele ou cabelo retire sua aliança. Alguns produtos utilizados por cabeleireiros, como os para alisamentos, são muito fortes, podendo permanecer alguns dias no cabelo até serem totalmente removidos. Nestes casos, evite usar sua aliança durante este mesmo período.

Para aumentar a vida de sua aliança, também é aconselhável retirá-la ao tomar banho normal, de mar ou piscina, pois a salinidade do oceano e o tratamento químico das piscinas podem danificar a aliança.

O excesso de calor provocado por lâmpadas dicroicas também pode promover a oxidação da aliança.

As pedras de uma aliança podem ser quebradas ao sofrer quedas ou impactos fortes.

Tanto os cristais de diamantes como as pedras naturais quebradas não têm conserto: precisam ser substituídas.