O significado da aliança de compromisso

Que significa uma aliança no sentido genérico do termo? Indica uma união, uma relação de proximidade entre duas ou mais entidades tendo em vista um objetivo comum.

Um compromisso é, por definição, a forma de se vincular ou assumir uma obrigação, um acordo com alguém, com algum objetivo duradouro. Existem diversos tipos de compromissos: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios. A palavra compromisso deriva de « promessa », quer dizer que quando há um compromisso, há uma promessa.

A aliança de compromisso é o nome do anel usado normalmente na mão direita para designar uma união entre duas pessoas que fizeram uma promessa entre elas. Existe desde a Roma Antiga e dos Egípcios.

Geralmente oferecidas ou trocadas antes do noivado, são chamadas alianças de compromisso porque podem indicar um compromisso de amizade ou amor para ofecerecer tranquilidade a outra pessoa. Unidas, as duas pessoas firmam um pacto inicial usualmente afetivo, amoroso.

A aliança serve como testemunho desta decisão tomada juntos. Tal ato denota um profundo elo de amor e compromisso e simboliza carinho, afeto, respeito, fidelidade, cumplicidade e amor entre um casal.

Muito difundida nos Estados Unidos e na Europa e frequentemente considerada para ser um anel de « pré-contrato », a aliança de compromisso também representa o símbolo da promessa de manter sua virgindade antes do casamento e assim « prometê-la » ao seu parceiro.

É inegável seu símbolo de amor, fidelidade e cuidado entre os pares apaixonados.

Hoje em dia, é claro, muitos jovens rejeitam as convenções de um casamento legal mas no entanto continuam a usar uma aliança de compromisso que ficará o testemunho de uma relação não convencional ou que pode ser a resposta à multiplicidade das uniões.

As alianças de compromisso são para todos aqueles e todas aquelas que desejam marcar um compromisso particular sem imediatamente ficar noivo ou fazer seu pedido de casamento.

A aliança tem uma forma circular, ora que melhor que o círculo pode simbolizar uma união! O círculo sempre foi o símbolo da eternidade, da perfeição, do infinito, do absoluto, do divino. Não tem início nem fim.