Preços da aliança de compromisso

Quando você for comprar uma aliança de compromisso, haverá com certeza alguma que lhe chama mais a atenção. Será que você vai pagar o preço realmente justo por ela?

Em primeiro lugar, você deve analisar a quantidade de ouro. O valor da aliança vai ser diferente conforme a quantidade de ouro que ela apresentar. O mais comum são as alianças de 18 quilates (k) mas você também pode encontrar a inscrição 750 que levam 75% de metal puro.

Já as alianças de 9k e 14k devem apresentar um preço bem menor, porque possuem menos ouro puro em sua composição. As de 24k, com mais presença do metal, têm valor superior, sendo no entanto mais maleáveis e fáceis de quebrar. O ideal é encontrar um preço justo para o ouro 18k, o mais comum e durável.

Em segundo lugar, será também necessário avaliar seu design. Se você está encomendando uma aliança exclusiva, muito provavelmente pagará um valor mais alto do que se tivesse escolhido alguma numa loja física ou virtual. Quanto mais simples for o modelo, maior é a probabilidade de custar menos.

Alianças de marcas, de designers famosos ou iguais às das celebridades costumam ter um preço mais elevado, não pela qualidade diferenciada, mas pelo valor intangível que o desejo daquele nome gera sobre a aliança.

Se a aliança escolhida tiver rubis, ametistas, safiras ou qualquer outra pedra preciosa, o preço provavelmente será mais alto. Esses detalhes valorizam e embelezam as alianças. No caso do diamante, verifique a gramatura (quantidade) e o reflexo, que deve ser acinzentado e não colorido como muitos pensam.

Se a aliança que está adquirindo não possui garantia, é melhor ter cuidado. As joalherias, geralmente, concedem um certificado de autenticidade. Essa é também mais uma maneira de saber se a loja é realmente confiável e se o preço é justo.

Você deve pesquisar e se informar bastante, mesmo que não encontre a mesma aliança em várias lojas, procure por similares. A internet por isso é bastante útil. Dessa forma, você avaliará se vale a pena ou não comprar em determinado lugar. Não se deixe enganar! Se a aliança que está vendo em uma loja for muito mais cara que nas outras, pergunte o porquê de tanta diferença.

Não ignore também a grande disparidade entre uma aliança concebida por um especialista, um artista-joalheiro e uma aliança produzida em série por indústrias com novas progressos técnicos. Só peritos sensatos podem ver a olho nu a diferença.